03 agosto, 2010

O lado escuro da Lua e suas fases

Caros, se ouve falar muito que a Lua tem um lado que sempre fica escuro. Tem até um disco do Pink Floyd com nome "O lado escuro da Lua". Mas vamos deixar claro que isso NÃO EXISTE.
 O Sol ilumina todos os lados da Lua quando ela gira. Mas tem uma coisa muito interessante a respeito dela. Ela é tão amiga da Terra que não tira o olho de nós. Ou seja, com a força gravitacional o período rotacional da Lua é o mesmo que o período de sua órbita em torno da Terra. Explicando melhor, nós sempre estaremos vendo o mesmo lado da Lua. Entendeu ??? Imaginando que você fosse morar na Lua, você poderia ver a Terra todo dia no mesmo lugar ou nunca vê-la dependendo do local que você morasse na Lua. Mas você teria dia e noite com temos aqui na Terra.

Mas o que são as fases da Lua ???? Na verdade a fase da Lua é a sua parte iluminada pelo Sol que vemos da Terra. Olha a imagem abaixo, a Lua cheia ocorre quando a Terra está exatamente entre o Sol e a Lua. Da mesma forma que a Lua Nova acontece quando a Lua está entre a Terra e o Sol. Então, a fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra


03 junho, 2010

Estrelas Cadentes ? Errado.

Na verdade, o que vemos é um fenômeno luminoso causado por pequenos fragmentos de material que passeiam pelo espaço e cruzam com nosso Planetinha. E são menores do você pensa... podem ser do tamanho de uma bola de gude. São os Meteoróides. Eles chegam a nossa atmosfera com a velocidade absurda de 250.000 Km por hora. Tornam-se incandescentes pelo atrito com as moléculas de ar de nossa atmosfera. A maioria de desintegra e vira pó, mas alguns resistem ao calor e alcançam nosso solo.. sai de baixo... são os meteoritos.. temos muitos museus com vários para você conhecer. Em média podemos ver numa noite escura cerca de 10 meteoróides por hora.. pode-se até ouvir uma pequena explosão em alguns casos.. Então quando fizer um pedido, não faça para uma estrela e sim para um objeto qualquer... Lembrando também daquele nosso post anterior, nem aquelas que vimos lá no céu, não estão mais lá. Difícill essa tal de ESTRELA.

02 maio, 2010

Quadrado de trás pra frente

O matemático Thébault investigou os pares que têm esta curiosa propiedade. Encontrou, por exemplo, a seguinte dupla:

11132 = 1.238.769 e 31112 = 9.678.321

15 abril, 2010

A queda da ponte Tacoma Narrows

Vamos falar da queda da Tacoma Narrows Bridge. Essa ponte foi construída em 1940 nos Estados Unidos e ficou famosa pela sua grande oscilação e queda na presença de ventos considerados fracos e constantes. Ela caiu quatro meses depois de construída. Veremos que ela foi projetada para suportar um tráfego muito grande mas não um vento fraco e constante de 25 Km/h. Para entender o que aconteceu, vamos falar de Ressonância. Qualquer objeto material tem uma ou mais frequências nas quais "gosta" de vibrar: são as frequências naturais de vibração. Quando o objeto é "excitado" por algum agente externo em uma de suas frequências naturais dá-se a ressonância: o objeto vibra nessa freqüência com amplitude máxima, só limitada pelos inevitáveis amortecimentos. Uma ponte por exemplo é capaz de vibrar com certas freqüências naturais. Se a marcha regular de um pelotão de soldados for próxima de umas das freqüências naturais de vibração da ponte, esta poderá romper por atingir uma amplitude de vibração muito alta. Por este motivo que soldados são orientados a não seguir uma marcha constante ao atravessar uma ponte. É extremamente perigoso quando um vento produz uma frequência perto da frequência de vibração. Foi o caso da ponte de Tacoma. Um estádio de futebol deve ser construído levando em conta a "vibração" das torcidas. Se todo mundo começar a pular e bater os pés pode surgir uma ressonância com as estruturas das arquibancadas e acontecer uma tragédia. Abraço.

Assista ao video da ponte de Tacoma no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=lXyG68_caV4&feature=player_embedded

24 março, 2010

Como se forma o arco-íris

Olá... se você não sabe a razão de um arcó-iris existir... vamos lá... primeiro vamos deixar claro que ele é uma MIRAGEM. Isso porque depende da posição da pessoa para que ele seja visto. Vamos falar agora do processo de refração da luz... a refração é um fenômeno em que um raio de luz se desvia ao mudar de meio... no nosso caso do ar para a água e de novo para o ar. Só que o desvio é diferente para cada cor. Então, o raio de luz incide nas gotas dágua, parte reflete e parte entra na gota se decompondo em 7 cores : vermelho, amarelo, laranja, verde, azul, anil e violeta. Logo, sol com chuva é uma grande oportunidade para observá-lo.... mas lenbre-se .. cada pessoa enxerga o seu próprio arco-íris. Então não ligue para um amigo perguntando se ele viu o arco-íris.. Abraços.

17 março, 2010

Quadrado perfeito

Se você somar 1 ao produto de quatro números inteiros consecutivos, o resultado sempre será um quadrado perfeito....

25 fevereiro, 2010

O Sol

O Sol possui raio de 700 mil Km, aproximadamente 110 vezes o tamanho da Terra, a efeito de comparação se nosso planeta tivesse o tamanho de uma cabeça de alfinete o Sol teria o tamanho de uma bola de vôlei.
O Sol tem massa 333 000 vezes maior que a da Terra, por essa razão a força da gravidade é bem maior, você teria no sol um peso 28 vezes maior do que na Terra. Não esqueça.. o que não muda é sua massa... o seu peso depende da força da gravidade.
A distância da Terra é de 150 milhões de Km... lembrando novamente que a luz demora em torno de 8 minutos para percorrer essa distância. Logo se alguma coisa acontecer com o Sol vc não saberá na mesma hora.
Abraços...